quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Passei! 1Z0-895 Java Platform, Enterprise Edition 6 Enterprise JavaBeans Developer Certified Expert Exam

Olás,

Passei na certificação de EJB Developer da Oracle dia 07/12/12.

Estudei pelo livro EJB 3 In Action (http://www.amazon.com/EJB-3-Action-Debu-Panda/dp/1933988347). Não precisa estudar os capítulos referentes a JPA. O problema desse livro é que ele é sobre EJB 3 e não 3.1, logo, é necessário estudar os tópicos do EJB 3.1 por fora.

Não achei esse livro muito bom não, mas dá para pegar os conceitos básicos e não deixa de ser um bom ponto de partida.

Após ler o livro comecei a fazer mocks. Utilizei o único que achei, o da Enthuware (http://enthuware.com/index.php/mock-exams/oracle-certified-expert/oceejbd-ejb-6). Ele é excelente e muito fiel a prova.

Conforme as dúvidas iam surgindo durante o mock eu sanava pela JSR (http://jcp.org/en/jsr/detail?id=318). A JSR não é boa para ser usado como Livro Texto (fonte inicial de aprendizado), pois não é um documento didático (não se espera que seja mesmo), mas é a melhor fonte de informações para dúvidas pontuais.

O método de estudo que adotei foi aprender por repetição. Fiz o mock inicial e os quatro mocks standards. Para cada mock eu fazia a primeira vez, depois revisava todas as questões e depois refazia o mock. A primeira vez a nota sempre era de baixa para média, mas na repetição a nota sempre era muito alta.

O tempo que gasto para fazer o mock pela primeira vez é por volta de 2 horas. A revisão precisa de 3 a 4 horas, pois é quando você realmente estuda. A repetição do mock demora 1 hora, pois você já está dominando os assuntos. É importante não decorar as respostas, mas sim conseguir explicá-las.

Para cobrir todos os tópicos da prova é necessário fazer os 4 mocks standards porque a distribuição das questões não está 100%. Tem mock que cai mais um assunto e do que outro.

Quando terminei de fazer os mocks, refiz as questões que eu nunca acertei (nem na primeira e nem na repetição) para todos os mocks. Tem uma funcionalidade para isso no software da Enthuware. Acreditem ou não, eu consegui não acertar 3 questões mesmo após esse último teste, mas a maioria eu acertei.

Passei com 90% e fiquei satisfeito com o tempo que gastei para estudar.

Boa sorte nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário